Intermediário de Crédito nº6428

Intermediário de Crédito: Qual a sua função?

intermediário de crédito

O intermediário de crédito é uma pessoa, singular ou coletiva, que participa no processo de concessão de crédito e que, de acordo com a autorização concedida pelo Banco de Portugal.

Certamente já ouviu falar, ou até já foi recomendado a recorrer a um Intermediário de crédito, quer na compra do seu imóvel, quer em algum outro tipo de crédito, mas afinal quais as vantagens? Porque que não vou diretamente ao banco? Com certeza já colocou estas questões.

O intermediário de crédito apresenta as caraterísticas de produtos de crédito, entrega documentação pré-contratual e presta informação relativa a contratos de crédito.

  • Apresentamos ao consumidor uma ou mais propostas de crédito de uma ou várias instituições habilitadas a conceder crédito, incorporando todos os requisitos do contrato de crédito a celebrar.
  • Prestamos assistência a consumidores mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito
  • O intermediário de crédito, é concedido de poderes conferidos pela instituição que concede o crédito, intervém em representação desta na celebração do contrato com o consumidor.

A diferença entre ir diretamente ao banco ou recorrer a um intermediário de crédito, está na capacidade de negociação. Enquanto clientes, ao dirigimo-nos a uma instituição bancária só conhecemos o produto apresentado por aquele banco, se pretendermos ter comparação vamos ter de perder tempo e ir a outros bancos para que nos seja apresentada a proposta para depois conseguirmos comparar.

Recorrendo a um IC ele fará esse trabalho por nós. Fará numa primeira fase uma análise ao perfil do cliente para perceber, quais as instituições bancárias que se enquadram melhor no perfil do cliente e as propostas que apresentam não são meras simulações, mas sim algo já enquadrado no rendimento do cliente, contudo a aprovação final será sempre da responsabilidade do banco em questão.

O serviço de intermediação de crédito são totalmente gratuitos para o cliente.

 

Vantagens:

 

    • Economização de Tempo;
    • Várias propostas geridas por uma só entidade;
    • Capacidade de Negociar as Propostas;
    • Menos Burocracia;
    • Rapidez no Processo;
    • Profissionais Qualificados;
    •  Resposta em 48 Horas;
    • Intermediação Gratuita;
    • Processo seguro e confidencial.

  •  

  •  

  •  
Intermediário de Crédito

Os intermediários de créditos estão sujeitos a várias regulamentações. Quem pretenda exercer a atividade de Intermediário de Crédito é obrigado a ter formação de Crédito Hipotecário e Crédito ao Consumidor. Além disso, tem que atuar sobre um nº de registo no Banco de Portugal que é a entidade que regula o setor. (Dec. Lei 81-A).

 

Existem 3 categorias de Intermediário de Crédito que são:

 

  • Intermediário vinculado

É uma pessoa singular ou coletiva que atua como intermediário de crédito em nome e sob a responsabilidade total e incondicional do mutuante (isto é, da instituição habilitada a conceder crédito) ou de vários mutuantes com quem tenha celebrado contrato de vinculação.

  • Intermediário a título acessório

É uma pessoa singular ou coletiva que fornece bens ou serviços e que, em nome e sob responsabilidade total e incondicional do mutuante ou de vários mutuantes, atua como intermediário de crédito, tendo em vista a venda dos bens ou a prestação dos serviços por si oferecidos.

  • Intermediário não vinculado

Por sua vez este atua como intermediário de crédito sem que tenha celebrado contrato de vinculação com qualquer mutuante.Este intermediário celebra um contrato de intermediação de crédito com o consumidor, no qual são estabelecidos os termos e as condições da prestação de serviços.

Como distinguir os diferentes tipos de intermediários de crédito?

Para evitar confusões e proteger os consumidores, o Banco de Portugal definiu um conjunto rigoroso de normas quanto à comunicação e apresentação destes serviços. Assim, importa esclarecer as principais distinções:

  1. Uso da designação “intermediário de crédito”
    Apenas as entidades devidamente autorizadas enquanto intermediários de crédito podem utilizar expressões como “intermediário de crédito”, “mediador de crédito”, “agente de crédito” ou similares, seja na sua firma, denominação ou material de comunicação.

  2. Intermediários de crédito não vinculados
    Apenas estes podem recorrer a expressões que evidenciem a inexistência de ligação contratual com mutuantes ou grupos de mutuantes, como por exemplo: “intermediário independente” ou “consultor independente”.

  3. Limitações para intermediários vinculados e a título acessório
    Quando autorizados a prestar serviços de consultoria, os intermediários vinculados e os que exercem a atividade a título acessório não estão autorizados a utilizar expressões como “consultor”, “consultoria”, “consultor de crédito”, “consultoria de crédito”, “consultor financeiro” ou “consultoria financeira”, nem qualquer outro termo semelhante que possa induzir o consumidor em erro.

Maxfinance Star enquanto Intermediários de Crédito, inicialmente Tiago Macedo & João Soares, Lda., nasceu em 2021 com um propósito claro: ser a sua guia no labirinto financeiro. Desde então, em fevereiro de 2023, abrimos as portas da nossa primeira loja em Águas Santas, assim marcando, o início da nossa jornada sob o nome MaxFinance Star.

Somos uma equipa jovem, dinâmica e empenhada, com um único foco: o nosso cliente. Estamos aqui para encontrar as melhores soluções de crédito de forma simples e eficiente. Por isso, dedicamos todo o  nosso esforço em cada projeto.

Os nossos serviços são totalmente gratuitos. Assim queremos que alcance as suas metas. Além disso, a transparência é a nossa política, e trabalhamos para que todas as informações estejam ao seu alcance.
A nossa missão é ajudar pessoas e empresas a encontrar as melhores soluções de crédito de forma simples e eficiente.

Os nossos valores definem quem somos e como trabalhamos: Transparência, Inovação, Compromisso, Excelência e Autenticidade.

 

Por isso, caso tenha essa necessidade não hesite em recorrer a um Intermediário de Crédito, ele é credenciado e qualificado e um elemento muito importante na literacia financeira.

Se desejar acompanhamento personalizado fale connosco!